BLOG DA MGLCOM

O que significa as siglas SMM, SEM, SMO, SEO e MOB?

O uso de siglas dentro do mundo digital é super comum, e servem, logicamente, para abreviar determinado assunto. Com certeza você já ouviu falar no termo SEO ou SEM, ou até mesmo os dois juntos. Mas assim como SEO e SEM, também temos o MOB, SMO e SMM. Mas o que elas significam?

Todas estas siglas andam lado-a-lado, e mesmo que em alguns artigos e/ou escritores dêem uma visão um pouco diferenciada de cada uma delas, o objetivo final é o mesmo.

Vamos começar:

SEO – Search Engine Optmization: A mais comum entre as siglas,

em tradução livre significa “Otimização para Mecanismos de Busca”,

e aqui já aproveitamos para incluir a sigla MOB, já traduzida para o português “Marketing de Otimização de Buscadores“.

O principal objetivo é melhorar o posicionamento do website dentro dos mecanismos de busca como Google, Bing, Altavista, Yahoo Search, etc.

Através de diversas estratégias, o principal objetivo seria deixar um site no primeiro lugar da busca quando se procura por termos relacionados ao conteúdo.

SMO – Social Media Optimization: Traduzido como “Otimização de Mídias Sociais”, o objetivo é aumentar a quantidade de visitantes únicos dentro de qualquer mídia social através de diversas estratégias, como adicionar a possibilidade de o conteúdo ser compartilhado, facilitar a interação do usuário, etc.

SEM – Search Engine Marketing: Assim como o SEO, o SEM também é ligado aos mecanismos de busca. Em português, SEM significa “Marketing para Ferramentas de Busca” é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar a visibilidade de websites nos mecanismos de busca. Utilizando como estratégia o próprio SEO, além dos links patrocinados e outras ferramentas. O link patrocinado aparecem sempre do lado direito dos resultados e acima dos links orgânicos, estes sempre dentro de um boxe com fundo amarelo claro. Quem esta ali, está pagando para aparecer, mas isso deixa para outro post.

SMM – Social Media Marketing: Em português “Marketing de Mídias Sociais“, é a área responsável por toda estratégia de marketing dentro das mídias sociais. Sigla recente que apareceu como mais uma ramificação da área de marketing, tem como objetivo criar conteúdo de qualidade e encorajar os leitores a compartilhar o seu conteúdo pela web.

Resumindo, todas estas siglas são fundamentais para que sua marca ou produto seja de fácil acesso na internet.

Num futuro não muito longe, novas siglas aparecerão, e nós da agência mglcom estaremos prontos para explicar.