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A influência das cores na decisão da compra pelo consumidor

Há muitos fatores que influenciam o consumidor na hora da compra, e não estamos falando em pesquisa no meio digital e afins, mas sim a influência das cores na decisão da compra. Sabemos também que dependendo do ambiente em que a cor é utilizada, esta tem sua percepção alterada, por este motivo, uma cor que hora serve para algo, em outro momento pode estar representando função diferente.

Cores e marketing

A tal Psicologia das Cores é muito importante no Marketing e entender o significado delas é fundamental para saber como podemos usar uma determinada cor para atingir seu resultado.

Pesquisas sobre esse assunto apontam que a aparência visual de um produto é muito mais importante do que o som, textura ou cheiro para o consumidor.

93% dos consumidores consideram mais importante a aparência visual e a cor, outros 6% consideram mais importante a textura enquanto apenas 1% consideram o som ou cheiro.

E 85% dos compradores acreditam que a cor é a principal razão para adquirir o produto.

 

Fonte da imagem: viver de blog

O uso das cores é tão eficaz para captar atenção que 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca.

E que elas melhoraram em 73% a compreensão e 40% a leitura de anúncio.

As grandes empresas tendo conhecimento dos diversos efeitos das cores sobre os consumidores, usam combinações de cores diferentes para estimular as áreas do cérebro com que influenciam para o ato desejado. Confira alguns exemplos:

Fonte da imagem: viver de blog

Cor e consumidor

Mas também de acordo com o ambiente, esta tem sua percepção alterada, diante disse, abaixo apresentamos a influência das cores para os continentes das Américas (Norte, central e Sul).

Amarelo: Associado ao otimismo e a juventude.

Vermelho: Associado a energia e frequência cardíaca, mensagem de urgência e muitas vezes utilizados em liquidações.

Verde: Associado a saúde, usado para causar sensação de relaxamento.

Laranja: É uma cor agressiva, usada para chamar a atenção.

Rosa: É a cor do romantismo e feminino, usado para comercialização de produtos para mulheres e jovens.

Preto: Associado ao poder e elegância.

Roxo: Usado para acalmar a mente, também é muito utilizado em produtos de beleza.

E a cor azul por estar universalmente associado com água limpa, céu claro, autoridade, verdade e tranquilidade, é a cor favorita entre todas as faixas etárias e sexos. Sendo 57% dos homens e 35% das mulheres que disseram que sua cor favorita é o azul.

Fonte da imagem: viver de blog

Assim deixamos mais do que claro a importância que as cores têm no sucesso de uma marca, campanha ou venda de um produto. Quando forem planejar as estratégias não deixe de levar as cores em conta! 😉

Fontes: “The Effects of Store Environment on Shopping Behaviors: A Critical Review” (Shun Yin Kam), “The Profit of Color” (Color Marketing Group), The Psychology of Color in Marketing” (June Campbell)