BLOG DA MGLCOM

Dia da Mata Atlântica

Explorada desde a colonização a Mata Atlântica é uma das florestas mais ameaçadas do planeta, atualmente restam apenas 12,5% de seu tamanho original. Localizada em áreas de grande desenvolvimento do país, a Mata é afetada principalmente pelo crescimento dos centros urbanos, da produção agrícola e da poluição.

E para piorar as tentativas de preservá-la, acordos políticos estão favorecendo ainda mais o desmatamento visando o crescimento econômico, apesar de ter sido aprovado em 2006 a “Lei da Mata Atlântica” que protege os direitos de pequenos agricultores, povos indígenas e todo o bioma florestal. Após avançar significativamente na redução da taxa do desmatamento, o Brasil parece retroceder, mesmo sabendo da responsabilidade de conservar esse patrimônio de toda nossa humanidade.

A Mata Atlântica faz parte da vida de 145 milhões de brasileiros que habitam em seus territórios já urbanizados e é responsável por cerca de 60% do abastecimento de água do nosso país. Uma floresta que tem tamanha importância para os problemas climáticos do mundo e que possuí a maior diversidade de animais e plantas precisa ser levada a sério. Dia 27 de Maio é comemorado o dia dessa rica floresta e serve para conscientizar sobre seu valor e que se a mata perde, perdemos juntos com ela! É preciso pensar sobre isso e agir agora. Faça sua parte, preserve, plante e defenda a natureza.