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Facebook altera a regra dos 20% de texto

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo, e se transformou em uma ótima plataforma para as marcas realizarem seus anúncios. Porém, existem algumas regras para o Facebook liberar esse tipo de ação, e a que mais chateava clientes, designers e as próprias agências era a “Regras dos 20%”. De acordo com essa regra, uma imagem só seria aceita como anúncio pelo Facebook caso tivesse, no máximo, 20% de texto. Se a porcentagem de texto excedesse essa quantidade dentro da imagem, o anúncio não seria veiculado.

O Facebooks ADS – onde os anúncios da rede social são feitos – fornece uma ferramenta para testar os anúncios antes de solicitar o pedido de veiculação e evitar transtornos futuros, já que a ultrapassagem de limite barraria o impulsionamento da publicação.

Para a breve alegria de todos, foi divulgada uma novidade pelo próprio Facebook: agora as imagens com mais de 20% de texto serão patrocinadas! Burburinho geral nos canais de social media, designers e agências comemorando, clientes felizes, pois vão poder colocar todo aquele texto no anúncio.

Em um primeiro momento isso até parece uma ótima notícia, mas não é bem por aí.

O anúncio está liberado até certo ponto, porém vai seguir um critério de avaliação e o alcance dos posts com conteúdo de texto acima dos 20% será menor. O alcance é referente a quantas pessoas uma publicação ou anúncio atinge. Com esse número caindo, menos pessoas visualizarão a marca e seu produto ou serviço.

Alguns textos inclusos em outras peças visuais antes eram englobados na regra dos 20%. O que vale para agora é: todos os números, logotipos baseados em texto (independentemente de alinhamento ou tamanho) e marcas d’água, mesmo que a utilização seja obrigatória, são realmente contados como texto e englobados nos 20%. Mas, como sempre, há algumas exceções. As capas de livros e álbuns, infográficos, pôsteres de filmes, imagem de produtos, cartazes de eventos, texto Legal, screenshots de aplicativos e jogos, desenhos animados, textos baseados em caligrafia e histórias em quadrinhos não entrarão na contagem de texto do anúncio. Ou seja, se um cliente vende pôsteres cheios de frases, ele conseguirá impulsionar sua publicação da mesma forma. Isso é ótimo!

Voltando às imagens patrocinadas, na criação do anúncio o Facebook avaliará a imagem, que pode se encaixar em uma das 4 categorias do ranking que definirá o alcance da publicação:

1. Texto na imagem: ok.

Essa classificação será para os posts com até 20% de texto, ou seja, o post está dentro da “regra dos 20%”

2. Texto na imagem: Baixo.

Aqui o post está com um pouco mais de 20% de texto, e seu alcance será mais baixo do que padrão.

3. Texto na imagem: Médio.

Aqui as coisas já começam a complicar. O índice de texto considerado pelo Facebook como ideal já foi muito ultrapassado e vai limitar muito o alcance e performance do post.

4. Texto na imagem: Alto

Leia-se BLOQUEADO! Se o post cair nessa categoria, ele não será exibido por conter MUITO mais do que 20% de texto. Volte ao grid e crie novamente 😛

E com tudo isso, quem será o mais privilegiado? O próprio Facebook, levando em conta que teremos mais anunciantes e a sua receita aumentará, pois quando as publicações ultrapassarem os 20% de texto, o valor incluso pelo anunciante será mantido, mas será cobrado um valor maior no Custo Por Clique (CPC) e no Custo Por Mil Impressões (CPM).

Com as atualizações do Facebook quanto à regra de porcentagem, mais do que nunca as diferenças entre amadores e profissionais ficarão perceptíveis, já que quem souber trabalhar melhor as imagens e encaixar os textos de forma correta, alcançará um público maior e mais segmentado. Criatividade alinhada a boas estratégias será o grande diferencial! Vale lembrar que essas regras também estão valendo para anúncios no Instagram, feitos pelo Facebook ADS.

As mudanças estão sendo liberadas aos poucos e aqui na Mglcom nós estamos sempre atentos para o conteúdo que tenha maior alcance e engajamento para os nossos clientes. Independente das novas ou antigas regras das redes sociais, nós focamos sempre em resultados! Se você quer mais profissionalismo nas redes sociais paracriar um relacionamento próximo aos seus clientes, fale com a gente! Nós trabalhamos com estratégias de Marketing Digital alinhadas aos anúncios doFacebook eGoogle, que serão o encaixe perfeito para o seu crescimento nas redes sociais. Vamos crescer juntos! 😀